fbpx

PROGRAMA DE EXTENSÃO MONITOR

Formação de Facilitadores, Tutores e Conteudistas Educacionais para o Ensino Presencial e a Distância

Ao concluir o programa o aluno estará habilitado a ser um facilitador educacional nos níveis de ensino médio, técnico e superior (inclusive Pós-Graduação Lato Sensu).
Estará apto a ministrar aulas, cursos, workshops e palestras, além de ter o domínio de como preparar material para ensino a distância (EAD).

CONHEÇA A FACULDADE MONITOR

A Faculdade Monitor oferece cursos presenciais e a distância.

Partindo da experiência construída ao longo de seus 80 anos de existência, fundada em 1939, foi a primeira instituição brasileira a atuar no ensino a distância. Com a oferta de Cursos Superiores e de Pós-Graduação, a Faculdade Monitor oferece um leque de opções diferenciada, com cursos voltados para a prática profissional.

Assim, a Faculdade Monitor, alinhada a sua Missão Educacional e visando atender as atuais demandas do mercado de trabalho por qualificação nas áreas de ensino, notadamente no ensino a distância, lança este curso de Facilitadores, Tutores e Conteudistas Educacionais.

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O processo educacional brasileiro passa por uma transformação acadêmica e de cognição dos atores muito intensa, haja visto a inserção cada vez maior de Metodologias Ativas de Ensino nos vários níveis de ensino e a profusão de criação de cursos à Distância.
Percebe-se portanto, com esta mudança que é um mercado que ao mesmo tempo pode deixar mais precário o ensino, mas também abre espaço para os profissionais que detenham as melhores técnicas de ensino. Não como mero transmissor de conteúdos, mas aqueles que dominam técnicas que cativam o público ouvinte.

O curso de FACILITADORES, TUTORES E CONTEÚDISTAS EDUCACIONAIS, tem o propósito de contribuir com a formação de mão de obra qualificada para a docência ao mesmo tempo que permite a abertura de espaço para pessoas que tenham experiência profissional comprovada e desejam compartilhar seus conhecimentos e precisam de técnicas e networking para ingressar neste mercado Educacional.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais com Ensino Superior Completo que desejam se aperfeiçoar na arte de serem facilitadores Educacionais, tutores ou palestrantes, habilitando-se como segunda carreira ou carreira de saída, e não tem formação acadêmica originalmente direcionada para esta atividade. Professores de Ensino Superior que desejam aperfeiçoar-se nas técnicas de preparação de material para ensino EAD.

ATRATIVOS

• Formação Rápida com Certificação de Extensão Universitária
• Capacitação para atuação no ensino à distância
• Possibilidade de Aproveitamento de Créditos para Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Design Instrucional
• Aprendizagem na Prática: Estágios na Faculdade Monitor
• Conhecimento Rapidamente Acionável
• Aumento de Empregabilidade
• Possibilidade de iniciar nova Carreira ou dinamizar a carreira atual
• Networking com Executivos Educadores
• Possibilidade de parceria de conteúdos com o Instituto Monitor

LOCAL DO CURSO E DURAÇÃO

Próxima Turma

Campus: Brás – São Paulo – SP
Início: Outubro/2019
Periodicidade: Sábados Quinzenais
Horário de Aula: das 08h00 às 18h00
Duração Aproximada: 7 meses
Coordenação: Prof. Dr Luis Antônio Vilalta

INSCREVA-SE

Garanta sua vaga preenchendo o formulário abaixo e receba mais informações.

Osmar Rezende de Abreu Pastore

Mais de 20 anos de experiência em empresas de diferentes portes e áreas de atuação; comunicação eficaz; alto nível de organização; atuação voltada para resultados; aplicação de palestras e cursos; elaboração e aplicação de programas de treinamento para motivação e desenvolvimento de competências; senso de urgência e importância no estabelecimento de metas.
Professor de ensino superior; ex-coordenador de programas de pós-graduação. Ministra treinamentos gerenciais como autônomo ou associado a outras organizações em empresas como IBM, Brinks, Aços Villares (Gerdau), AMBEV, EBCT, UNIMED etc. Dá aulas no programa de preparação para concursos do Instituto IOB e IESDE. Conselheiro do Conselho Nacional de Defesa Ambiental – CNDA; coordenador de projetos na área socioambiental urbana; educador ambiental participante de diversos programas onde se destaca o projeto de formação e capacitação de agentes socioambientais a Prefeitura de Itapevi – SP. Diretor Secretário do Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização – IBCO (2013/2014).

CV: http://lattes.cnpq.br/0005276744458116

Daniela Gebenlian

Master Coach com +2000 horas de experiência em coaching e com mais de 15 anos de experiência profissional e crescimento acelerado de carreira em multinacionais, empresas de grande porte e negócios próprios, como Carrefour (trainee), Gol Linhas Aéreas, Itaú- Unibanco, Accenture, Avianca Brasil. Fundou a DSG em 2014, com a missão de provocar a transformação positiva em pessoas e empresas. Entre suas habilidades, a liderança, o empreendedorismo, capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, além da constante insatisfação, que a leva em busca de novos aprendizados e desafios constantemente. Atualmente, atua como coach profissional, mentora de empreendedores, treinadora e facilitadora de grupos e equipes.

CV: http://lattes.cnpq.br/2346097214019921

Valdir Lamim Guedes Junior

Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP), Educação Ambiental (USP-SC) e em Design Instrucional para EaD (UNIFEI), Doutorando em Educação pela USP. É professor de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Senac-Santo Amaro. Desenvolve projetos de pesquisa em meio ambiente e sustentabilidade, Educação à Distância e Educação Ambiental. Têm experiência como professor conteudista, Designer Instrucional, Professor Coordenador de Disciplina e tutor em cursos à distância (UFLA, UFOP, CECEMCA-UNESP, IF do Sul de Minas, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Univesp, UFSCar e Centro Universitário Senac-Santo Amaro). Em 2012, foi professor-visitante na Universidade Nacional de Timor-Leste, Díli, Timor-Leste, e professor substituto na UNESP de Rio Claro – São Paulo. Atuou como educador na ONG Educadores Sem Fronteiras e no Núcleo de Consciência Negra/USP.

CV: http://lattes.cnpq.br/2346097214019921

Angela de Almeida Mogadouro Calil

Mestre em Educação pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1998). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1980); Atualmente é coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Escolar (EAD) do Centro Universitário Senac/SP e formadora do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação do Instituto Ciência Hoje. Experiência na docência na Educação Básica e em cursos de licenciatura, na Educação Superior. Experiência na Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional na Educação Básica e na Coordenação de cursos de graduação e pós-graduação. Experiência como formadora de professores alfabetizadores. Experiência na área da educação com ênfase em gestão escolar, formação de professores, EAD e ensino de Ciências.

Ana Paula Mateucci Milena

Doutoranda no Programa de Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da UNICAMP. Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Área de Concentração Organização do Espaço no Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/ Campus Rio Claro na área de Cartografia Escolar. Licenciada e Bacharel em Geografia pela UNESP/Campus Ourinhos. Participou como diretora de marketing e eventos da empresa júnior do campus de Ourinhos, a Líder do Grupo de Educadores Google de Campinas. Atua em pesquisas relacionadas ao ensino de Geociências, especificamente na área de orientação espacial e método educativo escoteiro. Tem interesse em temáticas ligadas às geotecnologias em sala de aula e ferramentas Google no ensino.

Luciana Aparecida Santos

Doutoranda no Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital e mestre em Gerontologia [PUC-SP]. Coordenadora de Qualidade e Inovação na Rede Senac EAD. Consultora educacional em projetos de Criatividade, Inovação e Tecnologias Educacionais, com ênfase na formação de professores, desenvolvimento de competências e habilidades, e sistemas personalizados de aprendizagem. Professora Certificada pelo programa Google Certified Innovator. Pesquisadora na área de Processos Cognitivos e Ambientes Digitais. Co-fundadora da empresa de consultoria em Learning Analytics e Design da Aprendizagem, com experiência na concepção e implantação de projetos e soluções tecnológicas voltados a produção de itens por competências e habilidades, ENADE, conteúdos digitais e formação de professores. Consultora educacional na Foreducation EdTech, partner do Google for Education. (Texto informado pelo autor).

CV: http://lattes.cnpq.br/1786228052391666

Gustavo Oliveira Pugliese

Cursou Letras na Unicamp (2011), licenciatura em Língua Portuguesa; cursou Ciências Biológicas na Unicamp (2015), licenciatura plena. Realizou mestrado no Instituto de Biologia ? Unicamp e um período na Universidade de Washington (EUA), com ênfase em STEM (Science, Engineering, Technology and Mathematics) education, elaboração de material didático e formação de professores em tecnologias educacionais. Cursa doutorado na Faculdade de Educação da USP, na área de currículo e STEM education. Realizou estágio no programa de ensino de ciências para minorias no programa MESA (Mathematics, Engineering and Science Achievement), nos Estados Unidos e coordenou uma equipe de professores em um programa educacional para escolas públicas, tendo criado e publicado quatro livros didáticos pelo âmbito do programa. É avaliador de redações do ENEM-MEC e de tecnologias educacionais do PNLD-MEC e foi selecionado pelo Departamento de Estado dos EUA para participar no programa de Fellowship YLAI 2018. Principais áreas de pesquisa: currículo, tecnologias educacionais, STEM Education e formação de professores.

CV: http://lattes.cnpq.br/1786228052391666

Patrícia Passos Gonçalves

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Paulista (1992), mestrado em Comunicação e Educação pela Universidade Anhembi Morumbi (2000), mestrado em Educação – Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Iniciou sua carreira docente no ensino superior em 1996, lecionando nos cursos de Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Produção Editorial, entre outros da Universidade Anhembi Morumbi,onde também atuou como Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação e professora da Pós-Graduação em Criação Publicitária e Planejamento de Campanha. Dentre os projetos significativos de formação de professores para uso de tecnologias de que participou, atuou como membro da equipe da PUC-SP, no Projeto Gestão Escolar e Tecnologias desenvolvido em parceria com as SEE dos Estados de São Paulo e Goiás, com o apoio da Microsoft. Atualmente é coordenadora pedagógica da Pós Graduação em Tecnologias na Aprendizagem (EaD) no Senac-SP. Tem experiência na área de Comunicação, Educação e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, tecnologias educacionais, formação de professores, desktop publishing e produção gráfica.

CV: http://lattes.cnpq.br/6747291043699856

CERTIFICAÇÃO DE CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
O certificado de Extensão Universitária, acompanhado da grade curricular do curso será emitido pela Faculdade Monitor, ao aluno que tiver 75% (setenta e cinco por cento) de frequência mínima em cada disciplina do programa.

 

EMENTAS DO CURSO
Cadastre-se e receba o pdf do Curso.

0