fbpx

O Curso Full Stack da Faculdade Monitor combina os conteúdos dos cursos Front-End e Back-End. Portanto, o programa é a soma dos dois, mas com vantagens em termos de conclusão e valores.

FRONT-END

Conhecendo o React

O desenvolvimento Web pode ser dividido de três formas: front end, back end e full stackA primeira delas, aplicação front end, é a parte em que o usuário percebe e visualiza ao utilizar a aplicação. A segunda é o desenvolvimento back end, que é a parte do servidor, em que ficam as regras de negócio e o banco de dados. A terceira é o desenvolvimento full stack, em que o programador entende de front end e back end ao mesmo tempo. 

Nesta Unidade de Aprendizagem, você aprenderá sobre o desenvolvimento front end, conhecerá o conceito e as características do React, reconhecerá o uso da função JSX e identificará como produzir uma página HTML usando React e JSX.

Componentes do React

Para o desenvolvedor front end de hoje, é necessário o entendimento da arquitetura baseada em componentes, já que a maioria dos frameworks e das bibliotecas utiliza essa estrutura. No React não é diferente, ele tem sua estrutura baseada em componentes, que são trechos de códigos independentes e reutilizáveis, e utiliza o conceito de props, que é a maneira como é feita a comunicação com eles.

Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai entender como funcionam os componentes no React e as diferentes formas de estruturá-los, bem como de utilizar as props para fazer as interações necessárias com esses componentes. Por fim, você será capaz de produzir uma página utilizando componentes e props do React.

Eventos no React

Em todo projeto front end que tem interações com o usuário, são disparados eventos que precisam ser capturados e tratados pelo desenvolvedor, especialmente quando este não for continuar com o comportamento padrão esperado. Existem eventos que são os mesmos, independentemente do navegador que os disparou, e eventos que são específicos para determinados navegadores. A tecnologia escolhida para desenvolvimento também pode influenciar na forma de escrever o código.

Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai aprender sobre os eventos React e DOM e suas diferenças. Além disso, você verá como é feita a passagem de parâmetros para os manipuladores de eventos e como são produzidas aplicações usando os eventos.

Manipulando BOM, Cookie e Temporizadores em JavaScript

Atualmente, os navegadores mais se parecem com sistemas operacionais reduzidos, pois têm inúmeras funções que vão desde a mera manipulação de textos, tabelas e alguns outros valores até a renderização e a manipulação de funções gráficas complexas na tela do usuário.

Não existe padrão que define um modelo a ser seguido pelos navegadores, apesar de existir grande convergência para os objetos mais comuns, convenção que se pode denominar modelo de objeto do navegador (BOM, na sigla em inglês). É a partir dele que as páginas, o histórico, os menus e demais elementos ou funções presentes no navegador serão acessíveis.

Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai conhecer de forma mais detalhada o que é o BOM e quais os principais objetos expostos por ele. Por fim, você deverá ser capaz de armazenar dados temporários que lhe permitirão interagir de maneira mais rápida com o servidor, fornecendo dados já anteriormente informados pelo usuário. Também deverá ser capaz de ativar e interromper temporizadores, cíclicos ou não, e vinculá-los à execução de uma determinada função.

DOM – Document Object Model

A área de desenvolvimento de software apresenta uma demanda muito grande de profissionais qualificados, e, para se tornar um desenvolvedor Web ou mobile híbrido com base Web, é necessário entender alguns princípios usados nesse contexto, o que inclui a arquitetura da Web, as linguagens de programação, os stacks de desenvolvimento, a diferença entre front end e back end, os frameworks, os processos de testes e validação e, algumas vezes, até as ferramentas e os processos de autogestão, entre outras palavras que podem parecer estranhas para quem está começando no mundo da programação.

Em se tratando de desenvolvimento Web, mais especificamente da parte de front end, é necessário entender como é possível acessar uma página na Internet e como os dados são montados para serem apresentados, além da forma de manipular esses dados por meio da representação que compõe a estrutura e o conteúdo de documentos na Web e como o Document Object Model (DOM) representa um documento HTML ou XML na memória.

Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai aprender a definir o Document Object Model, descrevendo a estrutura de sua árvore e reconhecendo suas interfaces relacionadas ao Core, ao HTML e ao CSS.

BACK-END

Construção de uma aplicação local em C# com SGBD

Criar aplicativos e modelar bancos de dados são atividades inerentes à profissão de qualquer técnico ou analista de TI, sobretudo para aquele que trabalha com desenvolvimento de sistemas. Por meio da utilização de uma linguagem de programação, desenvolvedores implementam programas para as mais diversas funcionalidades.

A linguagem C#, em conjunto com o banco de dados MySQL, fornece poderosos recursos para resolver diversos problemas do cenário real, como a implementação de sistemas de apoio à gestão, business intelligence e muitos outros.

Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai estudar sobre a criação de um projeto de desenvolvimento de aplicativo local em C# que acessa um sistema gerenciador de banco de dados MySQL.

Construção do Modelo MVC de um cenário real

O modelo MVC é difundido mundialmente para implementação de fronteiras de governança do desenvolvimento de software. Isso ocorre, porque o modelo MVC foi precursor na separação de abstração a fim de promover o baixo acoplamento entre as camadas de um software.

Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai estudar a utilização do modelo MVC e sua implementação em um cenário real, abordando o detalhamento da necessidade de criação de um sistema de informação, a construção de um modelo MVC no cenário real, bem como a construção de um banco de dados que deverá atender o cenário real proposto.

Implementação com Modelo MVC de um cenário real

O modelo MVC representa uma mudança de paradigma na abstração de como desenvolver um software. A partir dele, foram segmentadas camadas com funções diferentes, o que colabora diretamente para o aumento da qualidade do sistema, para a iteratividade durante o desenvolvimento e para a promoção do fraco acoplamento, o que, por sua vez, promove o reúso das funcionalidades do software

Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai estudar a aplicação do modelo MVC e de suas respectivas camadas, empregando a camada Model, a camada Controller e a camada View. Cada uma delas será abordada a fim de construir o raciocínio de funcionamento do modelo MVC em cenários reais.

Frameworks no cliente e JSON

Desde os primórdios dos anos 80, a implementação de código-fonte em soluções Web passou por uma mudança incremental a partir do emprego dos frameworks front-end

Nesta Unidade de Aprendizagem, você entrará a fundo nos conceitos por detrás dos frameworks front-end (lado do cliente), relacionando e apresentando as principais características das tecnologias empregadas nos frameworks, entre elas o JSON. Por fim, você desenvolverá uma aplicação com o framework Angular.

Banco de dados e JSON

JSON é o formato utilizado para intercambiar dados que mais cresce na atualidade e, por conseguinte, grande parte dos dados intercambiados, em algum momento, serão armazenados em bancos de dados, por meio de SGBD (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados). Os bancos de dados, por sua vez, colaboram na persistência dos dados que são intercambiados no formato JSON, o que colabora diretamente para o processamento de dados em diversos sistemas distribuídos e sistemas web.

Nesta Unidade de Aprendizagem, você irá aprender conceitos sobre os tipos de dados JSON presentes em um SGBD, além de implementar uma base de dados em JSON e, por fim, integrar os elementos JSON utilizando MySQL.

react
html5
jsx
javascript
json
mvc
sgbd
c

Professores dos Cursos

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Nove de Julho (2015). Atualmente é especialista em tecnologia – UNIDAS S.A.. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: bots, resource-constrained project scheduling problem, métodos ágeis, modelo computacional, chat bot e interfaces conversacionais.

Atua com desenvolvimento de soluções de software web, mobile, utilizando as tecnologias nodeJs, React Native, e ReactJs. Atualmente é FrontEnd Developer na Emdia.

Atuação com dados em todo seu ciclo de vida, desde bancos de dados, business intelligence, ciência de dados e inteligência artificial. Atuo com delivery de projetos de AI, condução de sessões de design thinking e suporte a parceiros de negócio e clientes. Atualmente é Coordenador de Inteligência e Performance de Negócios na Totvs.

DPO | Membro ANPPD® Comitê de Segurança e Comitê Científico | Mestre em Engenharia de Produção | Professora Universitária.

Possui experiência como Gerente de Clientes e parceiros da área de Delivery Security da T-Systems do Brasil. Carrega em seu histórico profissional pequenos e grandes projetos em âmbito nacional e internacional voltados para automações, gestão de acessos privilegiados (PAM) e Transformação cultural. Atualmente é Gerente de projetos e serviços de manutenção na Paylivre.

CONHEÇA TAMBÉM…

0
Precisa de ajuda?