fbpx

MBA EM DESIGN INSTRUCIONAL E METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO

Programa Reconhecido pelo MEC com atendimento à mais recente regulamentação para cursos de Pós-Graduação: Resolução CNE/CSE no 1 de 06 de abril de 2018.

O MBA em Design Instrucional e Metodologias Ativas prepara o aluno para selecionar, organizar e produzir materiais e produtos para a área educacional e coorporativa, a partir da análise da demanda e das especificidades do público, conteúdos, mídias e suportes tecnológicos, criando produtos de aprendizagem diversificados, adaptativos e personalizados.

O perfil profissional egresso do curso de Designer Instrucional é bastante amplo, perpassando pelas modalidades do ensino presencial, online e híbrido; com atuação em segmentos regulares de ensino, educação básica, ensino superior, educação coorporativa, terceiro setor, espaços formais e informais de desenvolvimento educacional, treinamento e planejamento.

 

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Os processos educacionais estão em defasagem em relação aos avanços das tecnologias. Neste contexto, Sindicatos, Mantenedoras, Associações e Gestores das IES – Instituições de Ensino Superior – têm direcionado cada vez maior atenção às alterações que se processam no ensino superior brasileiro.

Há consenso que o modelo tradicional de educação não está se adequando ao contexto digital que hoje vivemos. Critica-se a existência como método do passado: o quadro negro, as aulas expositivas, os alunos enfileirados, o professor transmitindo conteúdo com ou sem apoio de um PowerPoint, provas concentradas em uma semana, processos de avaliação “continuada”, resultando muitas vezes em participações tímidas dos alunos em sala de aula.

O curso pretende formar profissionais para quebrar esse paradigma antigo e trazer mais contemporaneidade, tecnologia e inovação aos processos educacionais, formando especialistas para atuarem na concepção, planejamento, desenvolvimento e validação de cursos online diferenciados a serem oferecidos via internet, em organizações públicas e privadas, e nos mais diversos níveis e formatos de ensino.

Em síntese, o profissional estará apto a elaborar projetos de Design Instrucional para cursos mediados pelas tecnologias de informação e comunicação para qualquer nível ou tipo de oferta educacional.

Busca-se dar foco nos aspectos de liderança no programa, na medida em que o Designer Instrucional – DI – interage com professores, tutores e coordenadores de cursos; equipe web de produção; a equipe de vídeo; áudio; os editores dos ambientes virtuais e outros recursos (mobile, principalmente) digitais; produtores de games e objetos de aprendizagem visando criar ações educacionais de qualidade, adequadas para a melhor aprendizagem dos alunos.

Ao final do curso, os egressos terão construído as seguintes competências:

  • Desenvolver as etapas de planejamento, coordenação e implementação em diferentes suportes tecnológicos digitais.
  • Identificar e analisar soluções tecnológicas sob demanda.
  • Estruturar projetos educacionais usando tecnologias digitais.
  • Criar roteiros e storyboards para materiais instrucionais.
  • Liderar equipes multidisciplinares.
  • Aplicar processos criativos e de inovação voltados a gestão de conteúdos e metodologias ativas de aprendizagem.
  • Adequar estratégias metodológicas e avaliativas a diferentes modalidades educacionais: presencial, online e híbrido.
  • Planejar estratégias e recursos avaliativos.
  • Elaborar indicadores avaliativos para mensuração de diferentes processos de aprendizagem.
  • Comunicar-se de forma eficaz, por meio visual, digital, oral e escrito, de acordo com as especialidades projectuais.

 

OBJETIVOS

Especializar profissionais para atuarem em projetos de produção de conteúdo de cursos on-line, capacitando-os para selecionar, organizar e produzir atividades, materiais e produtos educacionais de acordo com as situações específicas de cada oferta educacional online, afim de promover a qualidade no processo de ensino-aprendizagem.

 

PÚBLICO-ALVO

  • Graduados que se interessem pela compreensão e proposição de programas em EAD.
  • Profissionais ou empresas atuantes nas áreas de formação, treinamento e capacitação de pessoas.
  • Organizações de todos os portes, que enxergam na educação a distância uma possibilidade de aperfeiçoar a capacitação profissional de seus funcionários, e que queiram implementar ou já tenham implementado uma Universidade Corporativa.
  • Professores, gestores e/ou profissionais que visam adquirir capacitação em EAD, com objetivo de dominar técnicas de EAD e implementar a educação a distância em suas instituições.

 

DIFERENCIAIS

  • Disciplina de Planejamento de Vida e Carreira com apoio de Coaching e Mentoria profissional ao aluno do início ao final do curso.
  • O Trabalho de Conclusão de Curso será a realização de Projeto de Design Instrucional que expresse as competências desenvolvidas e construídas ao longo do curso.
  • Corpo docente especializado em Metodologias Ativas de Ensino e Design Instrucional.
  • Estúdio próprio para Gravações e Simulações Práticas de Aulas.
  • Contato com o pensamento dos profissionais pertencentes ao corpo docente, reconhecidos por seu profundo conhecimento conceitual em EAD e Design Instrucional e melhores práticas para implementação de EAD em diversos programas e organizações.

Doutoranda no Programa de Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da UNICAMP. Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia  Área de Concentração Organização do Espaço no Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/ Campus Rio Claro na área de Cartografia Escolar. Licenciada e Bacharel em Geografia pela UNESP/Campus Ourinhos. Participou como diretora de marketing e eventos da empresa júnior do campus de Ourinhos, a Líder do Grupo de Educadores Google de Campinas. Atua em pesquisas relacionadas ao ensino de Geociências, especificamente na área de orientação espacial e método educativo escoteiro. Tem interesse em temáticas ligadas às geotecnologias em sala de aula e ferramentas Google no ensino.

Mestre em Educação pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1998). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1980); Atualmente é coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Escolar (EAD) do Centro Universitário Senac/SP e formadora do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação do Instituto Ciência Hoje. Experiência na docência na Educação Básica e em cursos de licenciatura, na Educação Superior. Experiência na Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional na Educação Básica e na Coordenação de cursos de graduação e pós-graduação. Experiência como formadora de professores alfabetizadores. Experiência na área da educação com ênfase em gestão escolar, formação de professores, EAD e ensino de Ciências.

Master Coach com +2000 horas de experiência em coaching e com mais de 15 anos de experiência profissional e crescimento acelerado de carreira em multinacionais, empresas de grande porte e negócios próprios, como Carrefour (trainee), Gol Linhas Aéreas, Itaú- Unibanco, Accenture, Avianca Brasil. Fundou a DSG em 2014, com a missão de provocar a transformação positiva em pessoas e empresas. Entre suas habilidades, a liderança, o empreendedorismo, capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, além da constante insatisfação, que a leva em busca de novos aprendizados e desafios constantemente. Atualmente, atua como coach profissional, mentora de empreendedores, treinadora e facilitadora de grupos e equipes.

CV: http://lattes.cnpq.br/2346097214019921

Possui graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (2016). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp/Campus Rio Claro-SP. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Participação Democrática e Direitos Humanos -GEPEPDH e do Grupo de Estudos Jovens, Violência e Educação-JOVEDUC. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos da Criança e do Adolescente.

Cursou Letras na Unicamp (2011), licenciatura em Língua Portuguesa; cursou Ciências Biológicas na Unicamp (2015), licenciatura plena. Realizou mestrado no Instituto de Biologia ? Unicamp e um período na Universidade de Washington (EUA), com ênfase em STEM (Science, Engineering, Technology and Mathematics) education, elaboração de material didático e formação de professores em tecnologias educacionais. Cursa doutorado na Faculdade de Educação da USP, na área de currículo e STEM education. Realizou estágio no programa de ensino de ciências para minorias no programa MESA (Mathematics, Engineering and Science Achievement), nos Estados Unidos e coordenou uma equipe de professores em um programa educacional para escolas públicas, tendo criado e publicado quatro livros didáticos pelo âmbito do programa. É avaliador de redações do ENEM-MEC e de tecnologias educacionais do PNLD-MEC e foi selecionado pelo Departamento de Estado dos EUA para participar no programa de Fellowship YLAI 2018. Principais áreas de pesquisa: currículo, tecnologias educacionais, STEM Education e formação de professores.

CV: http://lattes.cnpq.br/0823883947362614

Doutoranda no Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital e mestre em Gerontologia [PUC-SP]. Coordenadora de Qualidade e Inovação na Rede Senac EAD. Consultora educacional em projetos de Criatividade, Inovação e Tecnologias Educacionais, com ênfase na formação de professores, desenvolvimento de competências e habilidades, e sistemas personalizados de aprendizagem. Professora Certificada pelo programa Google Certified Innovator. Pesquisadora na área de Processos Cognitivos e Ambientes Digitais. Co-fundadora da empresa de consultoria em Learning Analytics e Design da Aprendizagem, com experiência na concepção e implantação de projetos e soluções tecnológicas voltados a produção de itens por competências e habilidades, ENADE, conteúdos digitais e formação de professores. Consultora educacional na Foreducation EdTech, partner do Google for Education.

CV: http://lattes.cnpq.br/1786228052391666

Mais de 20 anos de experiência em empresas de diferentes portes e áreas de atuação; comunicação eficaz; alto nível de organização; atuação voltada para resultados; aplicação de palestras e cursos; elaboração e aplicação de programas de treinamento para motivação e desenvolvimento de competências; senso de urgência e importância no estabelecimento de metas.

Professor de ensino superior; ex-coordenador de programas de pós-graduação. Ministra treinamentos gerenciais como autônomo ou associado a outras organizações em empresas como IBM, Brinks, Aços Villares (Gerdau), AMBEV, EBCT, UNIMED etc. Dá aulas no programa de preparação para concursos do Instituto IOB e IESDE.  Conselheiro do Conselho Nacional de Defesa Ambiental – CNDA; coordenador de projetos na área socioambiental urbana; educador ambiental participante de diversos programas onde se destaca o projeto de formação e capacitação de agentes socioambientais a Prefeitura de Itapevi – SP. Diretor Secretário do Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização – IBCO (2013/2014).

CV: http://lattes.cnpq.br/0005276744458116

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Paulista (1992), mestrado em Comunicação e Educação pela Universidade Anhembi Morumbi (2000), mestrado em Educação – Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Iniciou sua carreira docente no ensino superior em 1996, lecionando nos cursos de Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Produção Editorial, entre outros da Universidade Anhembi Morumbi,onde também atuou como Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação e professora da Pós-Graduação em Criação Publicitária e Planejamento de Campanha. Dentre os projetos significativos de formação de professores para uso de tecnologias de que participou, atuou como membro da equipe da PUC-SP, no Projeto Gestão Escolar e Tecnologias desenvolvido em parceria com as SEE dos Estados de São Paulo e Goiás, com o apoio da Microsoft. Atualmente é coordenadora pedagógica da Pós Graduação em Tecnologias na Aprendizagem (EaD) no Senac-SP. Tem experiência na área de Comunicação, Educação e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, tecnologias educacionais, formação de professores, desktop publishing e produção gráfica.

CV: http://lattes.cnpq.br/6747291043699856

Diretor de projetos do Grupo Refferencia de Eventos. CEO da MRF Global Commerce. Consultor em projetos de novos negócios para a América do Sul, Estados Unidos e China. Experiência de 18 anos como docente no ensino superior, extensão e pós-graduação (latu sensu). Coordenador em projetos de novos cursos superiores seja de extensão, tecnológicos e de longa distância (EAD), focados nas tendências e necessidade de mercado. Palestrante, apresentando trabalho, principalmente, no desenvolvimento da melhor relação professor x aluno, expondo temas, como: “Como vencer na vida sendo professor”, “A boa comunicação entre escola, pais e alunos”, “Diga-me como planeja suas aulas e direi quais resultados esperar”, “Novas tecnologias, melhores aulas”, “Uma educação perfeita.#SQN”, “Ah não, essa aula ninguém merece!”, entre outras. Desenvolvimento de estudos focados na melhor gestão, atualização, elaboração de planos de ensino, métodos de avaliação e eficácia na aprendizagem, fomentando o desenvolvimento constante do corpo docente, construção de um ambiente de estudos desafiador e motivante.

CV: http://lattes.cnpq.br/8248504304719551

Consultor Empresarial com quarenta anos de experiência de mercado, com pratica em Diagnóstico Empresarial, Plano de Negócios, Gestão de Crise, Desenvolvimento Humano (Gestão de Pessoas), Marketing (Desenvolvimento de Produtos – Propaganda-Publicidade – Gestão da Inovação) e Auditoria. Especializado em Reestruturação e Recuperação Empresarial.

Professor universitário com mais de quarenta anos de atuação em cursos de graduação e Pós- graduação nas áreas de Marketing – Administração Estratégica e Recursos Humanos.

PhD em Administração de Empresas pela Flórida Christian University- FCU, Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Administração pela Universidade Mackenzie

Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP), Educação Ambiental (USP-SC) e em Design Instrucional para EaD (UNIFEI), Doutorando em Educação pela USP. É professor de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Senac-Santo Amaro. Desenvolve projetos de pesquisa em meio ambiente e sustentabilidade, Educação à Distância e Educação Ambiental. Têm experiência como professor conteudista, Designer Instrucional, Professor Coordenador de Disciplina e tutor em cursos à distância (UFLA, UFOP, CECEMCA-UNESP, IF do Sul de Minas, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Univesp, UFSCar e Centro Universitário Senac-Santo Amaro). Em 2012, foi professor-visitante na Universidade Nacional de Timor-Leste, Díli, Timor-Leste, e professor substituto na UNESP de Rio Claro – São Paulo. Atuou como educador na ONG Educadores Sem Fronteiras e no Núcleo de Consciência Negra/USP

LOCAL DO CURSO E DURAÇÃO

 

Início das Turmas: Março/19

Campus São Paulo – Av. Rangel Pestana, 1.105 – Brás – São Paulo – SP

Duração aproximada: 12 meses + Período de Execução do Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação (3 meses)

Coordenação: Prof. Dr. Luis Antonio Vilalta

TURMA 1

Periodicidade: Sábados (quinzenais)

Horário: das 8h00 às 18h00

PROGRAMA DE BOLSAS

Valores especiais para última entrada ainda este ano. Aproveite para fazer o curso mais inovador do mercado.

precodi2

INSCRIÇÃO

 

Garanta já a sua vaga e faça sua matrícula clicando no botão abaixo.

Dúvidas?

Se precisar de mais informações, preencha o formulário ao lado.

CERTIFICAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

O Certificado Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização-MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar, será emitido pela Faculdade Monitor ao aluno que tiver sua aprovação com média final igual ou superior a 7,0 (sete) e, simultaneamente, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em cada disciplina do programa.

É necessária também a realização e aprovação no Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação.

EMENTAS DO CURSO

  • Cadastre-se e receba o pdf do Curso.
  • Clique aqui e conheça os professores da Pós-Graduação da Faculdade Monitor.