MBA EM DESIGN INSTRUCIONAL E METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
Programa Reconhecido pelo MEC com atendimento a mais recente regulamentação para cursos de Pós-Graduação: Resolução CNE/CSE nº 1, de 06 de abril de 2018.
O perfil do Designer Instrucional formado pelo MBA é bastante amplo, perpassando pelas modalidades do ensino presencial, online e híbrido, com atuação em segmentos regulares de ensino como educação básica, ensino superior, educação corporativa, terceiro setor, espaços formais e informais de desenvolvimento educacional, treinamento e planejamento.
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Os processos educacionais estão defasados em relação aos avanços tecnológicos. Nesse contexto, sindicatos, mantenedoras, associações e gestores das IES (Instituições de Ensino Superior) têm direcionado maior atenção às alterações que se processam no ensino brasileiro.
Há consenso que o modelo tradicional de educação não está se adequando ao contexto digital que hoje vivemos. Critica-se a existência de método do passado: o quadro negro, as aulas expositivas, os alunos enfileirados, o professor transmitindo conteúdo com ou sem apoio de slides em PowerPoint, provas concentradas em uma semana, processos de avaliação “continuada”, resultando em participações tímidas dos alunos em sala de aula.
O curso está na direção oposta desse status quo, capacitando profissionais para quebrar esse paradigma e agregar tecnologia e inovação aos processos educacionais, formando especialistas para atuarem na concepção, no planejamento, no desenvolvimento e na validação de cursos presenciais e online diferenciados a serem oferecidos via internet, em organizações públicas e privadas, e nos mais diversos níveis e formatos de ensino.
O Designer Instrucional estará apto a desenvolver cursos e treinamentos com tecnologias de informação e comunicação para qualquer nível ou tipo de oferta educacional.
São abordados aspectos de liderança na medida em que o Designer Instrucional – DI – interage com professores, tutores e coordenadores de cursos, equipe web de produção, equipes de vídeo/áudio, editores dos ambientes virtuais e outros recursos (mobile, principalmente) digitais, produtores de games e objetos de aprendizagem visando a criar ações educacionais de qualidade, adequadas para a melhor aprendizagem dos alunos.
Ao final do curso, o profissional terá construído as seguintes competências:
- Planejar, coordenar e implementar diferentes suportes tecnológicos digitais.
- Identificar e analisar soluções tecnológicas.
- Estruturar projetos educacionais usando tecnologias digitais.
- Criar roteiros e storyboards para materiais instrucionais.
- Liderar equipes multidisciplinares.
- Aplicar processos criativos e de inovação voltados para gestão de conteúdos e metodologias ativas de aprendizagem.
- Adequar estratégias metodológicas e avaliativas a diferentes modalidades educacionais: presencial, online e híbrido.
- Elaborar indicadores avaliativos para mensuração de diferentes processos de aprendizagem.
- Comunicar-se de forma eficaz, por meio visual, digital, oral e escrito, de acordo com as especialidades projectuais.
OBJETIVOS GERAIS
Especializar profissionais na produção de conteúdos educacionais, treinamentos corporativos e capacitação de pessoas nas modalidades presencial e online. Capacitar gestores a implementar e aperfeiçoar uma Universidade Corporativa. Formar professores, gestores e/ou profissionais com educação tecnológica e disruptiva, com objetivo de dominar técnicas de aulas presenciais e online.
PÚBLICO-ALVO
- Profissionais que atuam ou desejam atuar no desenvolvimento de conteúdos educacionais, treinamentos corporativos, capacitação de pessoas ou que enxergam na educação tecnológica e ativa uma possibilidade de aperfeiçoar a capacitação profissional de seus alunos ou colaboradores.
- Gestores que desejam implementar ou aperfeiçoar uma Universidade Corporativa.
- Professores, gestores e profissionais que visam a adquirir capacitação educacional tecnológica para dominar técnicas de EAD e implementar a educação a distância em suas instituições.
DIFERENCIAIS
Disciplina de Planejamento de Vida e Carreira com apoio de Coaching e Mentoria profissional ao aluno do início ao final do curso.
O Trabalho de Conclusão de Curso será a realização de Projeto de Design Instrucional que expresse as competências desenvolvidas e construídas ao longo do curso.
Corpo docente especializado em Metodologias Ativas de Ensino e Design Instrucional.
Estúdio próprio para Gravações e Simulações Práticas de Aulas.
Contato com o pensamento dos profissionais pertencentes ao corpo docente, reconhecidos por seu profundo conhecimento conceitual em EAD e Design Instrucional e melhores práticas para implementação de EAD em diversos programas e organizações.
INVESTIMENTO
Bolsas de até 30%: 15 vezes de R$ 420 (preço cheio = 15 vezes de R$ 600)
CERTIFICAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
O Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização-MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar, será emitido pela Faculdade Monitor ao aluno que tiver sua aprovação com média final igual ou superior a 7,0 (sete). A frequência em cada disciplina do programa é de 75% (setenta e cinco por cento). São necessárias a realização e a aprovação no Trabalho de Conclusão da Pós-graduação.
CORPO DOCENTE
MILTON RIITANO FRANCISCO
Diretor de projetos do Grupo Referência de Eventos. CEO da MRF Global Commerce. Consultor em projetos de novos negócios para a América do Sul, os Estados Unidos e a China. Experiência de 18 anos como docente no ensino superior, extensão e pós-graduação (lato sensu). Coordenador de projetos de novos cursos superiores de extensão, tecnológicos e de longa distância (EAD), focado nas tendências e na necessidade de mercado. Palestrante, apresentando trabalho, principalmente, no desenvolvimento da melhor relação professor x aluno, expondo temas, como: “Como vencer na vida sendo professor”, “A boa comunicação entre escola, pais e alunos”, “Diga-me como planeja suas aulas e direi quais resultados esperar”, “Novas tecnologias, melhores aulas”, “Uma educação perfeita. #SQN”, “Ah não, essa aula ninguém merece!”, entre outros. Desenvolvimento de estudos focados na melhor gestão, atualização, elaboração de planos de ensino, métodos de avaliação e eficácia na aprendizagem, fomentando o desenvolvimento constante do corpo docente, construção de um ambiente de estudo desafiador e motivante.
OSMAR REZENDE DE ABREU PASTORE
Mais de 20 anos de experiência em empresas de diferentes portes e áreas de atuação. Possui comunicação eficaz, alto nível de organização, atuação voltada para resultados, aplicação de palestras e cursos, elaboração e aplicação de programas de treinamento para motivação e desenvolvimento de competências, senso de urgência e importância no estabelecimento de metas.
Professor de ensino superior, ex-coordenador de programas de pós-graduação. Ministra treinamentos gerenciais como autônomo e associado a outras empresas como IBM, Brinks, Aços Villares (Gerdau), AMBEV, EBCT, UNIMED etc. Dá aulas no programa de preparação para concursos do Instituto IOB e IESDE. Conselheiro do Conselho Nacional de Defesa Ambiental – CNDA, coordenador de projetos na área socioambiental urbana, educador ambiental participante de diversos programas, destacando-se o projeto de formação e capacitação de agentes socioambientais da Prefeitura de Itapevi – SP. Diretor Secretário do Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização – IBCO (2013/2014).
DANIELA GEBENLIAN
Master Coach com mais de duas mil horas de experiência em coaching e mais de quinze anos de experiência profissional e crescimento acelerado de carreira em negócios próprios, multinacionais e empresas de grande porte, como Carrefour (trainee), Gol Linhas Aéreas, Itaú́- Unibanco, Accenture, Avianca Brasil. Fundou a DSG em 2014, com a missão de provocar a transformação positiva em pessoas e empresas. Entre suas habilidades estão, liderança, empreendedorismo, capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, além da constante insatisfação, que a leva a buscar novos aprendizados e desafios constantemente. Atualmente, atua como coach profissional, mentora de empreendedores, treinadora e facilitadora de grupos e equipes.
VALDIR LAMIM GUEDES JUNIOR
Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP), Educação Ambiental (USP-SC) e em Design Instrucional para EaD (UNIFEI), doutorando em Educação pela USP. É professor de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Senac-Santo Amaro. Desenvolve projetos de pesquisa em meio ambiente e sustentabilidade, Educação a Distância e Educação Ambiental. Experiência como professor conteudista, Designer Instrucional, coordenador e tutor em cursos a distância (UFLA, UFOP, CECEMCA-UNESP, IF do Sul de Minas, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Univesp, UFSCar e Centro Universitário Senac-Santo Amaro). Em 2012, foi professor-visitante na Universidade Nacional de Timor-Leste, Díli, Timor-Leste, e professor substituto na UNESP de Rio Claro – São Paulo. Atuou como educador na ONG Educadores Sem Fronteiras e no Núcleo de Consciência Negra/USP.
ÂNGELA DE ALMEIDA MOGADOURO CALIL
Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1998). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1980). Mestre em Educação pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Escolar (EAD) do Centro Universitário Senac/SP e formadora do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação do Instituto Ciência Hoje. Experiência na docência na Educação Básica e em cursos de licenciatura, na Educação Superior. Experiência na Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional na Educação Básica e na Coordenação de cursos de graduação e pós-graduação. Experiência como formadora de professores alfabetizadores. Experiência na área da educação com ênfase em gestão escolar, formação de professores, EAD e ensino de Ciências.
ANA PAULA MATEUCCI MILENA
Licenciada e bacharel em Geografia pela Unesp/campus Ourinhos. Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia, área de concentração de Organização do Espaço, no Instituto de Geociências e Ciências Exatas, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp/ campus Rio Claro na área de Cartografia Escolar. Doutoranda no Programa de Ensino em História de Ciências da Terra, do Instituto de Geociências da Unicamp. Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Área de Concentração Organização do Espaço no Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/ Campus Rio Claro na área de Cartografia Escolar. Licenciada e Bacharel em Geografia pela UNESP/Campus Ourinhos. Participou como diretora de marketing e eventos da empresa júnior do campus de Ourinhos., a Líder do Grupo de Educadores Google de Campinas. Atua em pesquisas relacionadas ao ensino de Geociências, especificamente na área de orientação espacial e método educativo escoteiro. Tem interesse em temáticas ligadas às geotecnologias em sala de aula e ferramentas Google no ensino.
LUCIANA APARECIDA SANTOS
Doutoranda no Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital e mestre em Gerontologia pela PUC-SP. Coordenadora de Qualidade e Inovação na Rede Senac EAD. Consultora educacional em projetos de Criatividade, Inovação e Tecnologias Educacionais, com ênfase na formação de professores, desenvolvimento de competências e habilidades, e sistemas personalizados de aprendizagem. Professora Certificada pelo programa Google Certified Innovator. Pesquisadora na área de Processos Cognitivos e Ambientes Digitais. Co-fundadora da empresa de consultoria em Learning Analytics e Design da Aprendizagem, com experiência na concepção e na implantação de projetos e soluções tecnológicas voltada à produção de itens por competências e habilidades, ENADE, conteúdos digitais e formação de professores. Consultora educacional na Foreducation EdTech, partner do Google for Education.
GUSTAVO OLIVEIRA PUGLIESE
Cursou Letras pela Unicamp (2011). Possui licenciatura em Língua Portuguesa e licenciatura plena em Ciências Biológicas na Unicamp (2015). Realizou mestrado no Instituto de Biologia Unicamp e um período na Universidade de Washington (EUA), com ênfase em STEM (Science, Engineering, Technology and Mathematics) education. Elabora material didático e colabora na formação de professores em tecnologias educacionais. Doutorando pela Faculdade de Educação da USP, na área de currículo e STEM education. Realizou estágio no programa de ensino de ciências para minorias no programa MESA (Mathematics, Engineering and Science Achievement), nos Estados Unidos e coordenou uma equipe de professores em um programa educacional para escolas públicas, tendo criado e publicado quatro livros didáticos para o programa. É avaliador de redações do ENEM-MEC e de tecnologias educacionais do PNLD-MEC e foi selecionado pelo Departamento de Estado dos EUA para participar no programa de Fellowship YLAI 2018. Principais áreas de pesquisa: currículo, tecnologias educacionais, STEM Education e formação de professores.
PATRICIA PASSOS GONÇALVES
Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Paulista (1992). Mestre em Comunicação e Educação pela Universidade Anhembi Morumbi (2000). Mestre em Educação – Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Iniciou sua carreira docente no ensino superior em 1996, lecionando nos cursos de Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Produção Editorial, entre outros da Universidade Anhembi Morumbi, onde também atuou como Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação e professora da Pós-Graduação em Criação Publicitária e Planejamento de Campanha. Dentre os projetos significativos de formação de professores para uso de tecnologias de que participou, atuou como membro da equipe da PUC-SP, no Projeto Gestão Escolar e Tecnologias desenvolvido em parceria com as SEE dos Estados de São Paulo e Goiás, com o apoio da Microsoft. Atualmente é coordenadora pedagógica da Pós-Graduação em Tecnologias na Aprendizagem (EaD) no Senac-SP. Tem experiência na área de Comunicação, Educação e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, tecnologias educacionais, formação de professores, desktop publishing e produção gráfica.