Para os estudantes do ensino superior, manter contato com os profissionais que atuam no mercado de trabalho representa importante troca de experiências. Isso porque, à primeira vista, parece existir um duelo entre o teórico e o prático dentro do aprendizado de uma profissão. No entanto, não é bem assim.
Nas salas de aula, os estudantes aprendem a teoria necessária para construir uma ótima base para o desenvolvimento na carreira selecionada. E as atividades práticas naturalmente são essenciais na formação. Dessa união de esforços, nasce o profissional de qualquer área. Mas não é só.
No meio de tudo isso está o contato do estudante com o mercado de trabalho. Trata-se de um grande diferencial. Afinal, é a oportunidade para que ele conheça detalhes do cotidiano da área e até mesmo da função que pretende desempenhar, o que pode encurtar o caminho para o sucesso desejado. E, como alguém já disse, tempo é dinheiro.

Contato com o mercado de trabalho

Por essa razão, manter contato com profissionais qualificados é fundamental para os estudantes, independentemente da área que almejam seguir. É uma ligação antecipada com o mundo corporativo e o que é praticado nos dias atuais.
“Profissionais de mercado são as fontes mais confiáveis das práticas em alta, das exigências do mercado e da prática real”, sentencia José Adinan, diretor da Faculdade Monitor.
Diante disso, é fundamental unir os conhecimentos da sala de aula com os adquiridos no mercado. “A missão da faculdade é criar a base teórica e o pensamento, preparando o aluno para o mercado de trabalho. O contato com os profissionais é o outro lado da moeda, ou seja, como aplicar esse conhecimento teórico na prática”, afirma o diretor.
Essa conexão, promovida por intermédio dessa relação que se estabelece, forma estudantes mais qualificados. É um processo natural. E o motivo é absolutamente simples, de olho no futuro. “(Isso acontece) Não apenas por trazer a visão prática, mas por complementar o que a Faculdade ensina. O resto é prática. E essa prática é tão melhor quanto melhor for o embasamento teórico e a contínua busca pelo aprendizado”, define Adinan.
O contato dos estudantes com os profissionais também gera melhora em outra perseguição natural: a de uma oportunidade de trabalho. “As empresas gostam de buscar seus futuros colaboradores nos bancos das Faculdades. O aprendizado dessa dinâmica é a base da conquista profissional”, afirma.

Vantagens

A Faculdade Monitor é o braço de ensino superior da escola pioneira em EAD no Brasil, o Instituto Monitor.
O Instituto Monitor é reconhecidamente a maior e melhor escola de ensino técnico e profissionalizante do País, tendo matriculado mais de 6 milhões de alunos em mais de 80 anos de existência e de pioneirismo em EAD no Brasil.
Tanta tradição e experiência na educação só poderiam gerar uma fórmula de sucesso do Instituto. E isso naturalmente aconteceu. Desta forma, ela foi aplicada na Faculdade. E com igual sucesso.
Não se trata de um segredo, mas de algo muito simples e que só se consegue com muita competência e trabalho: ensino extremamente qualificado, conhecimento com aplicação prática, EAD de ponta e mensalidades que você pode pagar. No caso do PROUNI, mensalidades 100% pagas pelo Programa. Para completar, a instituição possui nota 4 no MEC, fruto de tudo isso.
A Faculdade Monitor também oferece a Formação 6G. Trata-se de uma forma conectada e inteligente de se fazer um curso superior. De cara, um vestibular para as seis graduações oferecidas pela instituição (Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Tecnólogo em RH, Administração e Ciências Contábeis) e um ano para escolher a carreira que deseja aprender.
Além disso, também oferece um Menu de Disciplinas para que o aluno escolha e complemente a formação. A Mentoria de Carreira é outro ponto importante para que o estudante construa um projeto de vida.
“A matriz curricular flexível, que permite ao aluno mudar de curso no primeiro ano, a formação voltada para o aprendizado prático, essa mentoria com profissionais do mercado e a EAD que é realmente EAD e não aulas presenciais via vídeo são todos diferenciais da Faculdade Monitor”, lista o diretor.
Dentro disso, lives com profissionais do mercado são constantemente realizadas. “Procuramos criar um ambiente de interação, participação e aprendizado, funcionando até como vitrine do profissional. Os temas são de interesse dos alunos”, detalha Adinan. A mesma frequência de realização vale para a educação continuada, já que existe especialização ou pós com bolsas exclusivas para alunos.
“A educação da Faculdade Monitor está apoiada nos seguintes pilares: acessibilidade, qualidade, aplicabilidade e empregabilidade. A mentoria é fundamental para garantir a aplicabilidade do conhecimento obtido e garantir a máxima empregabilidade”, finaliza o diretor.
Entre campi e polos, a Faculdade Monitor possui 17 centros de ensino, distribuídos em três estados: São Paulo (Campus São Paulo, Americana, Araras, Campinas, Caraguatatuba, Catanduva, Guarulhos, Itatiba, Piracicaba, Presidente Prudente e Ribeirão Preto), Minas Gerais (Campus Minas Gerais, Caratinga e Uberlândia), Rio de Janeiro (Campus Rio de Janeiro, São Gonçalo e Teresópolis) e Paraná (Campus em Curitiba).