Formação acelerada e uma ótima oportunidade para se formar em Direito. Veja quem pode aproveitar essa vantagem
Entre os mais antigos e tradicionais nas universidades, o curso regular de Direito tem duração de cinco anos. Em meio aos dias agitados nos quais vivemos, em que o tempo é curto para cumprir tantas atividades desempenhadas no cotidiano, uma diminuição de prazo para a formação universitária é mais do que bem-vinda. E isso é possível para quem deseja se tornar advogado ou atuar em profissões que o curso seja condição primordial.
Tanto que, para algumas pessoas, esse tempo de estudos pode ser tranquilamente reduzido para quatro anos. Parece mágica, mas não é nada disso. Trata-se de algo muito simples.
Esse é o caso da formação acelerada para a turma exclusiva da Faculdade Monitor, que conta com 82 anos de experiência em ensino de qualidade do Instituto Monitor.
“(A procura pela formação acelerada) É bastante grande, assim como acontece com o Curso de Direito (regular). Virou um diferencial da Faculdade”, afirma José Adinan, diretor da Faculdade Monitor.
Além do longo tempo de existência, o que implica em uma grande tradição no setor, outras qualidades sobram para a instituição ser tão requisitada: professores de alta qualidade, currículo flexível, formação voltada para o mercado de trabalho e estrutura adequada para aulas EAD (Educação a Distância).
Formação acelerada em Direito
A fórmula da turma exclusiva, que reduz em um ano a graduação em Direito, é fácil de ser explicada, para justificar a grande vantagem oferecida. Nesta modalidade de ensino, o aluno completa o curso em um período reduzido, com aulas toda sexta-feira à noite e aos sábados, durante o dia todo.
Não bastasse isso, ainda há a possibilidade de o estudante obter bolsa de 40%. Como se percebe, as vantagens são enormes para se agregar mais formação e conhecimento.
“Durante a semana, trabalhar e estudar é muito desgastante. Poder fazer isso só às sextas e ter um dia inteiro de dedicação, no sábado, permite concentrar o foco e que estudantes de fora de São Paulo (ou que moram longe do Campus) possam estudar sem correria”, argumenta.
Com a incrível redução de carga horária para que o estudante desfrute deste benefício, é possível aproveitar créditos e eliminar algumas matérias. “Isso varia de acordo com a experiência do aluno, mas focamos nas de formação geral”, afirma Adinan.
Outra graduação
Aproveitar esta oportunidade, no entanto, não se trata de feitiçaria e nem está à disposição de todos. Há naturais critérios para que isso se torne realidade.
Para que o interessado participe da turma exclusiva do curso de Direito da Faculdade Monitor, há necessidade de cumprimento de um requisito básico: o aluno precisa ter graduação superior em qualquer área.
“Além disso, por conta do critério de seleção, as turmas são muito qualificadas”, emenda Adinan, reforçando o alto nível discente da graduação.
A turma exclusiva também é destinada para alunos com outro perfil: os que cursaram até o segundo semestre do curso de Direito, mas precisaram interromper o curso por quaisquer razões. A situação é tão comum justamente quanto a de alguém que se diplomou em uma graduação e, agora, está em busca de outra.
Outra situação que acontece nesta modalidade no Direito – e igualmente usual – envolve estudantes graduados em qualquer curso, mas que fizeram isso em outra faculdade que não a Monitor. A solução para isso está nas mãos, na parede ou na gaveta do interessado. Literalmente.
“Se tiver o diploma, não é necessária análise. Se não tiver, é necessário mandar o histórico escolar e as ementas (apresentação de um texto que evidencia as principais características deste curso)”, define.
Formação diferenciada
A Faculdade Monitor forma profissionais atualizados e autônomos na área do Direito, capacitados para enfrentar diversas situações jurídicas. O aluno se gradua com formação humanístico, forte componente ético e senso de justiça, capaz de contribuir com o desenvolvimento social e econômico do País.
Tudo isso é possível porque o estudante estará munido de capacidade gerencial e familiarizado com soluções tecnológicas de apoio à Advocacia 4.0 – é o modo de praticar a inclusão de métodos digitais dentro de todas as áreas do escritório, obtendo redução de gastos e até mesmo desenvolvendo uma relação mais humanizada com o cliente por intermédio da tecnologia.
Outro ponto importante do curso de Direito está na disciplina de Oratória e Técnicas de Teatro. Ela serve para desenvolvimento de habilidades como comunicação, desenvoltura oral, postura e modelos de argumentação.
Disciplinas diferenciadas envolvendo conteúdos voltados ao Direito Digital, Direito Eleitoral, Inteligência Artificial e Ciência de dados também integram a grade curricular.
Parcerias com Poder Judiciário são igualmente fundamentais e estão à disposição do aluno. Há também a junta de conciliação e julgamento, com a possibilidade de o estudante participar na prática de audiências, atuando como conciliador em processos reais com orientação de docentes do curso, além de Laboratório de Prática Jurídica, com estudos de casos reais.